
Questionário de auto-avaliação vocal: instrumento epidemiológico de controle da síndrome disfônica ocupacional em professores
2010; Georg Thieme Verlag; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1809-48722010000300008
ISSN1809-4872
AutoresSandra Irene Cubas de Almeida, Paulo Pontes, Marco Antônio Bussacos, Luciano Neves, Fabiana Zambon,
Tópico(s)Stuttering Research and Treatment
ResumoINTRODUÇÃO: A síndrome disfônica é uma doença ocupacional de alta prevalência na população de professores. OBJETIVO: A fim de abordar preventivamente a agressão vocal, procurou-se padronizar um questionário de autoavaliação para professores de todos os níveis de ensino, incluindo além dos sintomas clínicos também os fatores da organização do trabalho. MÉTODO: Foi realizado um estudo de corte transversal em 328 professores de 4 instituições de ensino da região norte de São Paulo, aos quais aplicou-se um questionário de auto-avaliação elaborado pela Comissão Tripartite de Normatização para a Voz Profissional. RESULTADOS: Determinou-se a prevalência dos sintomas clínicos que compõem a síndrome disfônica, assim como retratou-se a organização do trabalho e qualidade de vida desta população. CONCLUSÃO: O questionário aplicado mostrou-se satisfatório na descrição e elaboração de parâmetros com o objetivo de implementação de programas preventivos para populações expostas à sobrecarga profissional do uso da voz. Estudo de caso.
Referência(s)