
Programas de comercialização de alimentos: uma análise das modalidades de intervenção em interface com a cidadania
2003; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1415-52732003000400002
ISSN1678-9865
AutoresKátia Yumi Uchimura, Maria Lúcia Magalhães Bosi,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoEste artigo trata da análise de dois programas sociais, circunscritos à esfera municipal, voltados à facilitação do acesso da população de baixa renda aos alimentos, através da comercialização de produtos a preços mais baixos em comparação àqueles praticados no mercado convencional de alimentos. Para tanto, são apresentados, em um primeiro momento, os principais programas de alimentação e nutrição já implementados em âmbito federal, conferindo destaque às principais modalidades de intervenção já utilizadas pelo Estado no sentido de implantar, operacionalizar e legitimar suas propostas no campo da alimentação e nutrição. Na seqüência, são abordados o histórico e as configurações dos programas Mercadão Popular e Armazém da Família desenvolvidos no município de Curitiba, Estado do Paraná, na tentativa de explicitar os elementos que lhes conferem singularidade. Por último, é empreendida a análise desses programas à luz do seu modelo de intervenção em interface com a cidadania, colocando em relevo a necessidade de se considerar a subjetividade.
Referência(s)