Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890)

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 38 Linguagem: Português

10.1590/s2236-34592012000200004

ISSN

2236-3459

Autores

Ariadne Lopes Ecar, Marina Natsume Uekane,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.

Referência(s)