Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Utilização de vídeo como estratégia de educação nutricional para adolescentes: comer... o fruto ou o produto?

2003; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1415-52732003000300006

ISSN

1678-9865

Autores

Maria Cristina Faber Boog, Carla Maria Vieira, Nayara Lucia Soares de Oliveira, Odila Fonseca, Solange L’Abbate,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo consiste na avaliação do vídeo "Comer... o fruto ou o produto?", concebido como estratégia de educação nutricional para trabalhar com adolescentes. Os objetivos da pesquisa foram identificar elementos do vídeo que despertaram reflexão dos participantes sobre os tópicos da argumentação e identificar elementos do roteiro facilitadores e dificultadores da aproximação ao tema. O método caracterizou-se pelo emprego de análises qualitativas e quantitativas. Os sujeitos foram 14 mensageiros de instituição pública. Os dados foram levantados em dois momentos: o primeiro, coletivamente, em oficina, e o segundo, individualmente, através de entrevista, três meses após assistirem ao vídeo. Os elementos que despertaram reflexão nos adolescentes foram os personagens simbolizando a influência das marcas e o poder da publicidade, e uma cena de um homem comendo no lixo. Os fatores dificultadores foram as cenas mudas, as muito abstratas e as baseadas em valores de classe social diferente daquela a qual pertenciam os mensageiros.

Referência(s)