Realidade aumentada no ensinode vias metabólicas
2014; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.16923/reb.v12i2.402
ISSN2318-8790
AutoresJuan Carlos Garzón, Márcio Luiz Magrini, Caetano da Costa, Eduardo Galembeck,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoUm quebra-cabeças da glicólise em papel tem sido utilizado como estratégia para o ensino de metabolismo. Essa forma de jogo em papel demanda um número grande de instrutores e limita o acompanhamento das dificuldades apresentadas pelos alunos. A tecnologia denominada Realidade Aumentada (RA) foi empregada para favorecer o uso da estratégia de montagem de vias metabólicas em classes numerosas e armazena dados de utilização, que fornecem feedback para alunos e professores. Cartas com estruturas moleculares são lidas por um aplicativo instalado em dispositivos móveis que exibem informações como a estrutura 3D das moléculas, pistas para a montagem da sequência correta da via metabólica e resultados da progressão na atividade. A utilização de RA possibilitou maior autonomia para os estudantes resolverem os exercícios propostos e fornece dados de avaliação de desempenho que permite compreender, e posteriormente sanar, as dificuldades apresentadas pelos alunos.
Referência(s)