
Avaliação dos custos para a implantação de um serviço de mamografia
2004; Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0100-39842004000200007
ISSN1678-7099
AutoresFrancisco Mario Fonseca de Asevedo, Hilton Augusto Koch,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar os custos para a implantação de um serviço de mamografia de pequeno porte. Para realizá-lo, além da pesquisa bibliográfica, foi efetuada uma pesquisa, por meio de questionário, junto a diversas empresas, em vários estados do Brasil, que atuam na área da radiologia médica. O questionário utilizado visava levantar o custo de aquisição de bens e serviços - equipamentos, móveis e utensílios, diversos materiais e produtos utilizados, serviços, mão-de-obra, encargos, contribuições sociais e outros - pertinentes a um serviço de mamografia. Visava, também - na medida em que este serviço, além de seu papel social, pode ser caracterizado como sendo uma atividade econômica -, analisar sua viabilização, do ponto de vista econômico-financeiro. Como conseqüência das análises realizadas, foi formulada uma relação entre as variáveis receita, custo e retorno que permitisse aos serviços de mamografia de pequeno porte o equilíbrio das contas, a remuneração dos recursos investidos e o lucro.
Referência(s)