
Produção científica da Terapia Ocupacional na inclusão escolar: interface com a Educação Especial e contribuições para o campo
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 27; Issue: 49 Linguagem: Português
10.5902/1984686x8281
ISSN1984-686X
AutoresAline Cirelli Coppede, Alyne Kalyane Câmara de Oliveira, Fernanda Duarte Rosa, María Cristina Piumbato Innocentini Hayashi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumohttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X8281 Uma estratégia que tem se mostrado produtiva para que a educação inclusiva seja posta em prática de forma eficaz é a parceria de profissionais da educação com profissionais da saúde. O terapeuta ocupacional (TO) apresenta em sua formação características capazes de enquadrá-lo como elemento importante no processo de melhorias na inclusão escolar. Objetiva-se caracterizar a produção científica nacional acerca das contribuições da Terapia Ocupacional no processo de inclusão escolar, através de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem bibliométrica. As buscas foram realizadas nas bases de dados da BVS, Scielo, Redalyc e nos periódicos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial da UFSM, utilizando as expressões de busca “terapia ocupacional”, “inclusão escolar”, “educação especial”, “educação inclusiva”, “contexto escolar”, “tecnologia assistiva” e “escola”. Com o auxílio do Software VantagePoint®, as análises produziram indicadores: ano de publicação; principais periódicos onde estes artigos são publicados; autores que mais participam de publicações; principais temas abordados. Resultados apontaram algumas características da literatura da área, com destaque para o crescimento no número de publicações nos últimos dois anos; predominância de publicações em periódicos da Terapia Ocupacional; pequeno grupo de autores responsáveis pela maioria das publicações; maior parte de estudos originais, de revisão, exploratórios e descritivos; sendo a temática mais frequente referente a questões sobre a atuação do TO em processos de inclusão escolar, dados estes que caracterizam a produção científica e revelam importantes contribuições da Terapia Ocupacional no contexto da educação inclusiva.
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