
A relação expansão-avaliação da educação superior no período pós-LDB/1996
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271991014
ISSN1982-7199
AutoresMaria das Graças Medeiros Tavares, Stela Maria Meneguel, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Aryane de Paula Prado, Claudia Maffini Griboski, Fabiane Robl, Gladys Beatriz Barreyro, Ivanildo Ramos Fernandes, José Carlos Rothen, José Vieira de Sousa, Letícia Bortolin, Maria A. A. Oliveira, Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, Patricia Lima Dubeux Abensur, Raiani Cristina Cavachia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991014 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Times New Roman; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Times New Roman; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;} Apresenta o resultado de dois anos de pesquisa de investigadores vinculados a Rede Universitas/BR com foco nas relacoes entre os processos de avaliacao e expansao da educacao superior (ES) no periodo pos-LDB/1996. Foram analisados os movimentos de expansao e os resultados da avaliacao para, no âmbito das vertentes teoricas de avaliacao - promocao da qualidade ou controle - compreender as relacoes estabelecidas entre processo avaliativo, crescimento, qualidade e regulacao da ES no Brasil. Privilegiou-se o objetivo, enunciado nas diretrizes de politica do setor, da avaliacao orientar a expansao da ES, considerando ainda como a midia repercutiu esse tema no periodo. A distincao entre o Governo dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inacio Lula da Silva (2003-2010) evidenciou que a politica de expansao, capitaneada pelo setor privado mercantil, seguiu dinâmica propria, sem interferencia dos processos avaliativos, ainda que submetida as regras e instrucoes normativas dadas pelo Estado. Quanto a politica de avaliacao, no Governo FHC tem-se uma concepcao regulatoria e focada no produto e no Governo Lula uma proposta de avaliacao como promocao de qualidade com analises qualitativas e globais – consubstanciada no SINAES, que propunha avaliar de forma integrada estudante, curso e instituicao. Resultados apontam para regularidade apenas na aplicacao dos exames (ENC/ENADE) e pequeno volume de avaliacoes in loco , alem de invisibilidade, na midia, sobre este tipo de processo. Conclui-se que, apesar das distintas propostas/concepcoes, nos dois governos as acoes avaliativas ocorreram conforme as demandas da regulacao e desvinculadas da politica de expansao. Palavras-chave: Educacao Superior, Politica da Educacao Superior, Avaliacao, Expansao Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE
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