Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho

2006; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552006000100006

ISSN

1982-7849

Autores

Renata Silveira Carvalho, Gardênia da Silva Abbad,

Tópico(s)

Employer Branding and e-HRM

Resumo

O uso da Internet em treinamentos a distância vem sendo enfatizado, porém se percebem poucas avaliações sistemáticas dessas intervenções. A presente pesquisa avalia modelos de predição de três variáveis critério: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes dos modelos integram os componentes de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. Foi avaliado um curso a distância, mediado pela Internet, oferecido gratuitamente em nível nacional. A coleta de dados foi realizada por questionários digitalizados, hospedados em páginas da Internet. Os arquivos de dados utilizados tiveram variação de 340 a 1.659 casos. Realizaram-se análises de regressão múltipla padrão e stepwise. O modelo de predição de Escores de Aprendizagem indica influência das variáveis de uso de ferramentas de interação e Reação a Resultados e Aplicabilidade. Os modelos de investigação de Impactos no Trabalho revelam relação positiva com indivíduos que percebem mais favoravelmente os resultados e a aplicabilidade do curso, relatam não haver suporte à transferência e têm elaborado um plano de negócio. São discutidas as limitações do estudo, suas contribuições e implicações práticas e teóricas.

Referência(s)