Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção solidária do habitus escolar: resultados de uma investigação nos setores público e privado

2012; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 17; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782012000100011

ISSN

1809-449X

Autores

Zaia Brandão, Maria Luiza Canedo, Alice Xavier,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Nosso objetivo no presente trabalho foi ampliar a compreensão do processo de desenvolvimento e manutenção do habitus escolar que favorece o desempenho dos estudantes de ensino fundamental. Analisamos parte das respostas fornecidas por pais e alunos bem como as observações de campo obtidas durante a aplicação de um survey em um conjunto formado por dez escolas públicas municipais e privadas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas incluídas na amostra pesquisada foram escolhidas com base nos resultados obtidos pelos alunos na Prova Brasil e no ENEM. Apresentamos os resultados da análise cruzada das rotinas e esforços familiares com as práticas institucionais que apontam para o reforço de disposições favoráveis ao sucesso escolar. Encontramos entre as famílias de camadas populares indícios de empenho relativamente maior no acompanhamento e apoio aos estudos, do que nas famílias dos alunos de nível sociocultural mais elevado. Este resultado levou-nos a procurar caracterizar as experiências estudantis e as diferentes formas de apoio familiar que respondem às demandas escolares. Encontramos ainda estilos de gestão institucional que, articulados a estilos de lidar com a escolaridade dos filhos por parte das famílias, indicam a presença de estratégias combinadas de produção de habitus escolares, oferecendo um panorama instigante para o debate sobre o efeito-escola em estabelecimentos de prestígio.

Referência(s)