Artigo Revisado por pares

Global Integration and Local Connectivity: Trans-boundary Highway Paving and Rural-Urban Ties in the Southwestern Amazon

2014; University of Texas Press; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1353/lag.2014.0043

ISSN

1548-5811

Autores

Stephen G. Perz, Yibin Xia, Alexander Shenkin,

Tópico(s)

Fiscal Policy and Economic Growth

Resumo

Infra-estrutura transfronteiriça é construído para a integração regional nos circuitos globais de commodities. Essa infra-estrutura levanta numerosas questões, uma vez que os projectos vem avançando em regiões ricas em recursos, catalizando dinâmicas complicadas nas economias espaciais nas fronteiras nacionais, inclusive a integração em vários níveis de escala, do local para o global. Focalizamos nessas questões por adoptar o caso de uma fronteira trinacional na Amazônia suloccidental, onde Bolívia, Brasil e Peru se encontram e onde a Estrada Interoceânica recentemente foi pavimentada. Nós nos concentramos na relação entre a conectividade de acesso (em termos de pavimentação de estradas e o tempo de viagem) e a conectividade de interação (em termos de vinculos sociais e econômicos) entre as famílias rurais que dependem dos recursos naturais e mercados urbanos locais e regionais. Contamos com uma pesquisa tri-nacional para avaliar a relação da acessibilidade em termos de pavimentação e a conectividade interação em função do desenvolvimento como a integração via diversificação ou especialização, e em termos de desequilíbrios nas economias espaciais. Consideramos vários tipos de vínculos com diferentes tipos de centros urbanos como indicadores da estrutura das economias espaciais regionais, incluindo os vinculos que cruzam as fronteiras nacionais como indicadores de integração transfronteiriça. Os resultados são mistos, tanto no que diz respeito à diversificação e especialização dos vinculos e em termos de equilíbrios desequilíbrios espaciais.

Referência(s)