Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Política de comércio exterior e desenvolvimento: a experiência brasileira

1997; Instituto Brasileiro de Relações Internacionais; Volume: 40; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-73291997000200001

ISSN

1983-3121

Autores

Amado Luiz Cervo,

Tópico(s)

Economic Theory and Policy

Resumo

Expõe-se o pensamento do governo brasileiro e a política de comércio exterior entre 1930 e os dias presentes. Três constatações da diplomacia brasileira condicionaram o processo decisório: as doutrinas não presidem à prática das grandes potências, um país emergente dispõe de escasso poder nos foros multilaterais, experiências liberais radicais não produzem os efeitos apregoados por seus doutrinários. A política de comércio exterior evitou por essa razão obedecer a grandes princípios e modelos, orientando-se por crescente realismo. Foi historicamente concebida como instrumento de reforço à economia e ao mercado internos e evoluiu com base numa estratégia contraditória que protegia o mercado interno e reivindicava a abertura do mercado global. Cedeu nos anos noventa à tendência da globalização, não sem estender a introspecção para o mercado regional ampliado, o Mercosul.

Referência(s)