Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ética e inclusão

2010; Fundação Carlos Chagas; Volume: 40; Issue: 139 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742010000100002

ISSN

1980-5314

Autores

Éric Plaisance, Fernanda Murad Machado,

Tópico(s)

Philosophy, Sociology, Political Theory

Resumo

O objetivo deste artigo é superar os usos espontâneos e sem controle das palavras "ética" e "inclusão". O autor realiza inicialmente um balanço histórico dos trabalhos filosóficos sobre ética, em seguida delineia a evolução das representações socioculturais da deficiência para entender as relações entre ética e deficiência. Examina a noção de inclusão escolar tomando como exemplo o caso francês e o debate atual sobre a escolarização das crianças com necessidades especiais. Questiona a validade conceitual dos pares de oposição: integração/inclusão; exclusão/inclusão para finalmente defender uma ética de responsabilidade no lugar de uma ilusória ética de convicção.

Referência(s)