
A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula
2003; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132003000100005
ISSN1980-850X
AutoresCibelle Celestino Silva, Roberto de Andrade Martins,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste artigo, discutiremos o trabalho sobre luz e cores de Newton publicado em 1672 para vermos exemplos de questões que podem ser abordadas em sala de aula através da História da Ciência. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para não apresentarmos uma visão distorcida do método científico e uma idéia mítica sobre a Ciência. Este estudo analisa o experimento principal de Newton cuja intenção era mostrar que a luz branca é uma mistura de raios com diferentes refrangibilidades. Embora atualmente essa teoria seja aceita e ensinada sem discussão, um estudo histórico crítico sobre ela levanta muitas questões que serão discutidas neste artigo.
Referência(s)