
Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-21002008000200013
ISSN1982-0194
AutoresMaíra Buss Thofehrn, Maria Tereza Leopardi, Simone Coelho Amestoy,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoOBJETIVO: Este estudo teve o objetivo de socializar a experiência metodológica de uma pesquisa construtivista, sob os preceitos de Vygotsky quanto ao ensino-aprendizagem e Rodwell como estratégia investigativa. MÉTODOS: O construtivismo busca a interação do sujeito-objeto com o meio ambiente. Essa estratégia foi utilizada para construção de um modelo para formação e afirmação de vínculos profissionais saudáveis, junto à equipe de enfermagem. O critério de confiabilidade adotado foi a triangulação na obtenção dos dados: entrevista semi-estruturada, observação simples e grupo focal. RESULTADOS: É gratificante trabalhar com a metodologia e a teoria em questão, em virtude do respeito pelo sujeito pesquisado e flexibilidade do pesquisador. É relevante a utilização da triangulação, pois cada técnica utilizada complementa as brechas e assim alcança-se o objetivo do estudo. CONCLUSÃO: O investigador, apesar da responsabilidade pelo resultado da pesquisa, consegue efetuar um estudo participativo mediante uma construção coletiva.
Referência(s)