
Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde
2008; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832008000400017
ISSN1807-5762
AutoresLídia Ruiz‐Moreno, Silvia Elsa Lizarralde Pittamiglio, Meiry Akiko Furusato,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoAs novas tecnologias de mediação eletrônica desafiam os atores do processo educativo e requerem a definição do modelo pedagógico adotado. O objetivo deste trabalho foi analisar a lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem numa proposta educativa semipresencial. A lista de discussão foi criada na disciplina Práticas Educativas do curso de especialização em Educação em Saúde. Os núcleos que orientaram a análise dos dados foram: expectativas, possibilidades, dificuldades e papel da lista de discussão no processo de ensino-aprendizagem, na ótica dos discentes. As dificuldades se centraram na disponibilidade de acesso a internet, inexperiência, administração do tempo e ausência de contato pessoal. Quanto às possibilidades, destacaram-se as facilidades espaço-temporais, a ampliação dos canais de comunicação assíncrona e a criação de uma comunidade colaborativa de aprendizagem.
Referência(s)