Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Qualidade do sono e depressão: que relações sintomáticas em crianças de idade escolar

2007; Universidade de São Francisco; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712007000200014

ISSN

2175-3563

Autores

Filipa Serrão, John M. Klein, Alda Gonçalves,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

O sono e a depressão têm sido associados, tendo-se questionado se um padrão de sono deficitário era condição necessária e suficiente para o aparecimento de sintomatologia depressiva. Este estudo procura averiguar a prevalência dos problemas de sono e da depressão em crianças em idade escolar. Foram avaliadas em dois momentos 467 crianças da escola primária, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade (M=8,70; DP=0,692). Os resultados revelam uma diminuição na prevalência ao longo do ano lectivo nos dois quadros nosológicos, verificando-se também uma relação negativa entre o rendimento académico e a sintomatologia depressiva nos dois momentos de avaliação (T1 rho=-0,349; p=0,000; T2 rho=-0,406; p=0,000). Serão discutidas implicação dos resultados para a avaliação e intervenção das crianças, contemplando a possibilidade de uma intervenção precoce de modo a prevenir o aparecimento de um estado depressivo na infância que venha manter ou agravar os problemas do sono.

Referência(s)