Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Metacognição e tecnologia educacional simbólica

2007; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022007000100010

ISSN

1981-5271

Autores

Maurício de Abreu Pinto Peixoto, Marcos Antônio Gomes Brandão, Gladis dos Santos,

Tópico(s)

Educational Strategies and Epistemologies

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina enumeram, entre os objetivos do currículo de graduação, aprender a aprender e ter competência e habilidade para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas com base em evidências científicas, bem como habilidades de escrita e leitura. Sob o viés particular do auxílio ao ensino e à aprendizagem, propomos que a metacognição seja entendida como uma tecnologia educacional simbólica. Para isto, fizemos uso da Fenomenologia de Schultz, em suas reflexões sobre o uso de símbolos, como o arcabouço lógico a unir os campos da tecnologia educacional e a metacognição. Este texto se organiza em quatro tópicos principais: o primeiro introduz o conceito de tecnologia educacional simbólica; o segundo, o conceito de metacognição; o terceiro procura unir os dois primeiros ao discutir o conceito e o papel dos símbolos na perspectiva fenomenológica; o quarto, mais operacional, exemplifica como a metacognição faz uso de símbolos e cifras para gerenciar o processo de aprendizagem, enquadrando-se, assim, no conceito de Tecnologia Educacional Simbólica.

Referência(s)