
Formulação de estratégias no turismo: um estudo em órgãos municipais do Estado de São Paulo
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v21i1p110-129
ISSN1984-4867
AutoresBenny Kramer Costa, Jo�ão Maurício Gama Boaventura, L. M. T. S. Barreto,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO objetivo desta pesquisa é investigar a formulação de estratégias em órgãos públicos municipais de turismo do Estado de São Paulo. Para este fim realizou-se um estudo de casos múltiplos em seis municípios: Santos, Guarujá, Praia Grande, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Guarulhos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que estes órgãos municipais desenvolvem um encaminhamento lógico na formulação de estratégias, os quais apresentam em seus estágios iniciais características de informalidade, e na evolução deste processo contemplam-se necessidades e desejos dos consumidores e de outros stakeholders. Todo o processo de formulação de estratégias recebe influência de diversos stakeholders. As principais dificuldades encontradas no processo de formulação estratégica foram: falta de mobilização coletiva, conflitos de interesses e carência de recursos.
Referência(s)