
O de lá e o de cá: apontamentos para uma categorização do conteúdo das emissoras comerciais brasileiras com base na influência do rádio dos Estados Unidos
2013; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 40; Issue: 39 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59950
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoProposta de categorização do conteúdo radiofônico, considerando quatro níveis de planejamento: (1) o do segmento, (2) o do formato, (3) o da programação e (4) o do conteúdo em si, este último normalmente organizado na forma de programas. Tem por objetivo aproximar o que é praticado nas emissoras comerciais do Brasil dos processos adotados no rádio dos Estados Unidos, mercado tido como referencial para o empresariado nacional, e contrastá-los. Para tanto, parte de uma revisão bibliográfica a respeito, considerando obras de autores como Fornatale e Mills (1980), Warren (2005), Keith (2010) e Hausman, Messere, O’Donnell e Benoit (2010); e verbetes relacionados ao tema da The Museum of Broadcast Communications encyclopedia of radio, editada por Sterling(2004).
Referência(s)