Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A reclamação nas organizações do trabalho: estratégia defensiva e evocação do sofrimento

2005; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822005000300011

ISSN

1807-0310

Autores

Fernanda Sansão Hallack, Claúdia Osório da Silva,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Este artigo pretende pesquisar a reclamação no discurso dos trabalhadores das organizações na perspectiva teórica de Christophe Dejours. Baseando-se na concepção de que o trabalho é uma das possibilidades do sujeito vivenciar seu sofrimento e tentar dominá-lo, reconhece-se a existência de um sofrimento criador enquanto estado de luta contra a organização do trabalho que muitas vezes conduz ao adoecimento. A reclamação evoca o sofrimento tornando-se uma estratégia de vinculação grupal poderosa enquanto construção de sentido intersubjetivo através dos laços discursivos, na tentativa de resistência grupal à doença. Um forte elo de união entre os membros de uma equipe de trabalho e por isso um mecanismo de defesa grupal mais eficiente e menos custoso do que tentativas de defesa individuais. Por outro lado, paradoxalmente, um mecanismo de defesa que, justamente por demonstrar a falência de outras tentativas individuais de proteção contra o sofrimento, contribui inclusive para os objetivos da própria organização do trabalho e também para o conformismo, a repetição e a estagnação dos sujeitos.

Referência(s)