
Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência
2012; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 65; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672012000500022
ISSN1984-0446
AutoresCláudia Prado, Luiz Carlos Santiago, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Irene Mari Pereira, Valéria Marli Leonello, Eloá Otrenti, Heloísa Helena Ciqueto Peres, Maria Madalena Januário Leite,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNovas Tecnologias da Informação/Comunicação oferecem a opção do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o qual possibilita maior interatividade no cotidiano do ensino de enfermagem instigando os educadores a repensarem suas práticas pedagógicas. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do emprego do ambiente virtual no ensino de enfermagem na perspectiva dos estudantes. A disciplina "Educação em Enfermagem: Tendências e Desafios" foi ministrada a 78 estudantes do 4º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem, dos quais 48 responderam um questionário com questões fechadas e, dentre estes, 33 responderam uma questão aberta sobre o uso do AVA. Os alunos consideraram o AVA uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, do processo de construção do conhecimento e interação entre alunos, professores e tutores enriquecendo, assim, o compartilhamento de idéias e permitindo uma aprendizagem significativa e colaborativa. O estudo revelou a necessidade de potencialização do uso de AVA no ensino de graduação em enfermagem.
Referência(s)