Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência

2012; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 65; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672012000500022

ISSN

1984-0446

Autores

Cláudia Prado, Luiz Carlos Santiago, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Irene Mari Pereira, Valéria Marli Leonello, Eloá Otrenti, Heloísa Helena Ciqueto Peres, Maria Madalena Januário Leite,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Novas Tecnologias da Informação/Comunicação oferecem a opção do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o qual possibilita maior interatividade no cotidiano do ensino de enfermagem instigando os educadores a repensarem suas práticas pedagógicas. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência do emprego do ambiente virtual no ensino de enfermagem na perspectiva dos estudantes. A disciplina "Educação em Enfermagem: Tendências e Desafios" foi ministrada a 78 estudantes do 4º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem, dos quais 48 responderam um questionário com questões fechadas e, dentre estes, 33 responderam uma questão aberta sobre o uso do AVA. Os alunos consideraram o AVA uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, do processo de construção do conhecimento e interação entre alunos, professores e tutores enriquecendo, assim, o compartilhamento de idéias e permitindo uma aprendizagem significativa e colaborativa. O estudo revelou a necessidade de potencialização do uso de AVA no ensino de graduação em enfermagem.

Referência(s)