Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção e validação de conteúdo de uma escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola

2001; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722001000100008

ISSN

1807-0329

Autores

Carolina Saraiva de Macedo Lisbôa, Sílvia Helena Koller,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

Este estudo visa descrever a construção e a validação do conteúdo de uma escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola. Aspectos relacionados à direção da emissão dos comportamentos agressivos foram considerados, focalizando agressão dirigida para o(a) professor(a), para os(as) colegas ou para um âmbito geral. Vinte e oito itens foram elaborados, com base na literatura recente sobre agressividade e desenvolvimento infantil, e avaliados por quarenta juízes (vinte professores de Ensino Fundamental e vinte psicólogos especialistas em desenvolvimento humano). Os juízes indicaram a pertinência do item ao constructo teórico e à direção da agressão. A versão final da escala apresenta 41 itens, sendo 22 mantidos da primeira versão, quatro (4) itens novos, acrescidos segundo a sugestão dos juízes durante a validação de conteúdo, e quinze (15) novos itens, que abordam comportamentos positivos de crianças na escola. A escala pode ser utilizada com o objetivo de pesquisa científica, para avaliar a percepção de professores de Ensino Fundamental sobre o comportamento agressivo de crianças na escola. Novos estudos devem ser realizados para acumular outras evidências sobre a escala.

Referência(s)