
Discurso e "verdade": a produção das relações entre mulheres, homens e matemática
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-026x2009000200016
ISSN1806-9584
AutoresMaria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoEste trabalho apresenta um ensaio de análise desenvolvido numa pesquisa que investigou relações de gênero nas práticas de numeramento das/os alunas/os da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Na tentativa de compreender como essas relações, pautadas nas diferenças de gênero, constituem-se nas práticas de numeramento e constituem tais práticas, adotamos o conceito de gênero como uma categoria de análise, transitando pelas teorizações foucaultianas relativas ao discurso. Assumindo contribuições do campo da etnomatemática, problematizamos a racionalidade de matriz cartesiana como produtora de verdades sobre mulheres, homens e matemática. Neste artigo, descrevemos o enunciado "Homem é melhor em matemática do que mulher", identificado como produtor do discurso da superioridade masculina em matemática.
Referência(s)