Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tendências das reformas da educação superior na Europa no contexto do processo de Bolonha

2004; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 25; Issue: 88 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302004000300014

ISSN

1678-4626

Autores

Virgínia Alonso Hortale, José‐Ginés Mora,

Tópico(s)

Higher Education Learning Practices

Resumo

O artigo traz à discussão as recentes tendências das reformas na educação superior na Europa, iniciadas no século passado. São analisadas suas principais características e de que forma contribuíram para a perda da competitividade e a diminuição da atratividade das universidades em nível internacional e quais foram as respostas dadas pelos atores envolvidos (governantes, docentes e estudantes) visando à renovação de suas estratégias pedagógicas e de gestão para assim atender as atuais demandas de formação para a sociedade do conhecimento. É apresentado o principal componente dessa renovação - a Declaração de Bolonha, assinada no ano de 1999, com seus objetivos, metas, atividades e instrumentos. Ao final, são identificados os problemas na sua implementação, passíveis de retardar o processo, e os desafios a serem superados para alcançar as metas previstas até o ano 2010.

Referência(s)