Arte, dor e Kátharsis ou variações sobre a arte de pintar o grito
2003; Unversidade Federal do Rio de Janeiro; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1517-106x2003000100003
ISSN1807-0299
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoO autor analisa a relação entre a arte e a representação da dor partindo de uma tese central: a arte desde o romantismo tendeu cada vez mais para a apresentação do "real" enquanto aquilo que escapa ao simbólico. A arte vincula-se cada vez mais a uma apresentação (e não mais à representação) do momento violento constitutivo do ser humano. Na contemporaneidade, o autor detecta três modalidades dessa arte de apresentar a dor: a que parte de uma abordagem ética da memória (como em Anselm Kiefer e Claude Lanzmann), a que radicaliza o olhar estético inaugurado no século XVIII (como em Francis Bacon) e a que leva às últimas conseqüências a noção de arte abjeta (como em Andres Serrano). O autor destaca ainda a importância dos conceitos de sublime e de escritura (indexical) do corpo para se compreender essa nova modalidade da arte da dor, bem como a sua relação estrutural com a fotografia.
Referência(s)