
O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas
2006; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1981-77462006000100016
ISSN1981-7746
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA Colecao Memoria da Educacao aborda, neste volume, um tema que tem causado celeuma entre os pesquisadores da historia educacional brasileira: o carater privado ou publico da edu-cacao escolar.Os artigos aqui reunidos resultam das apresentacoes de conferencistas na III Jorna-da do Grupo de Estudos e Pesquisas “Historia, Sociedade e Educacao no Brasil” (HistedBR), da Faculdade de Educacao da Unicamp, cuja tematica foi “O publico e o privado na historia da educacao brasileira: concepcoes e praticas educativas”, realizada entre os dias 22 e 25 de abril de 2003 na cidade de Americana, SP, no Centro Universitario Salesiano de Sao Paulo.E importante ressaltar que tal tematica foi ganhando relevância junto ao HistedBR desde a realizacao do IV Seminario Nacional do grupo, no ano de 1997. Nesse evento, apos um balanco geral dos trabalhos apresentados, constatou-se que os temas predominantes giravam em torno da escola publica e que, entre seus diversos as-pectos passiveis de investigacao, priorizava-se as relacoes entre modernidade e educacao e en-tre oralidade e escrita.Assim, apos a III Jornada ficou decidido que, dada a importância da tematica, os esfor-cos deveriam ser voltados para a socializacao dos debates e reflexoes gerados no evento, bus-cando-se divulga-los para o grande publico, em especial aqueles dedicados direta ou indireta-mente as pesquisas em educacao. Dessa forma, este livro tem como conteudo os textos apre-sentados na conferencia de abertura e nas tres mesas-redondas, organizados na obra na ordem em que foram apresentados.Os autores aqui reunidos tem se dedicado ha decadas as pesquisas em educacao, de for-ma que em algum momento de seus percursos academicos se depararam com as questoes re-lativas ao tema central da coletânea. Esse e o ponto alto da obra; a riqueza das visoes aqui apresentadas permite assinalar que se trata de um balanco, uma referencia para a discussao do estado da arte sobre o carater publico e/ou privado da educacao nacional.Talvez seja desnecessario ressaltar que, em alguns momentos, as colocacoes apresentadas pelos autores parecem se distanciar do eixo norteador, ja que este parece ser ponto comum aos trabalhos que reunem certa diversidade de visoes sobre um determinado tema. Fato este observado pelos proprios organizadores ao afir-marem que “os autores tenham se sentido livres para expor suas ideias de um ponto de partida que lhes
Referência(s)