Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A inserção da epilepsia no ensino médico (graduação)

2005; SciELO; Volume: 11; Issue: 4 suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s1676-26492005000500002

ISSN

1980-5365

Autores

Áurea Nogueira de Melo, Elza Márcia Yakubian, Íscia Lopes‐Cendes, Lucia da Costa Fontenelle, Wagner Afonso Teixeira, Magda Lahorgue Nunes,

Tópico(s)

Hemoglobinopathies and Related Disorders

Resumo

A epilepsia como um distúrbio crônico do SNC é freqüentemente atendida numa primeira etapa por um medico não neurologista. É crescente este atendimento principalmente pelo médico generalista na assistência básica de saúde. Do ponto de vista epidemiológico dos distúrbios neurológicos a epilepsia destaca-se como um dos mais prevalente. Este fato mostra importância da inserção da epilepsia na graduação médica. A Comissão de Ensino da Liga Brasileira de Epilepsia propõe um programa mínimo no currículo médico, sob a orientação da Disciplina de Neurologia, abrangendo os seguintes tópicos: definições, epidemiologia, classificação, semiologia, etiologia, fisiopatologia, métodos complementares, tratamento e os aspectos médicosociais. Pretende-se que este programa mínimo proporcione, ao futuro médico, uma abordagem adequada e competente para o atendimento do paciente com epilepsia e ou crises epilépticas.

Referência(s)