A inserção da epilepsia no ensino médico (graduação)
2005; SciELO; Volume: 11; Issue: 4 suppl 1 Linguagem: Português
10.1590/s1676-26492005000500002
ISSN1980-5365
AutoresÁurea Nogueira de Melo, Elza Márcia Yakubian, Íscia Lopes‐Cendes, Lucia da Costa Fontenelle, Wagner Afonso Teixeira, Magda Lahorgue Nunes,
Tópico(s)Hemoglobinopathies and Related Disorders
ResumoA epilepsia como um distúrbio crônico do SNC é freqüentemente atendida numa primeira etapa por um medico não neurologista. É crescente este atendimento principalmente pelo médico generalista na assistência básica de saúde. Do ponto de vista epidemiológico dos distúrbios neurológicos a epilepsia destaca-se como um dos mais prevalente. Este fato mostra importância da inserção da epilepsia na graduação médica. A Comissão de Ensino da Liga Brasileira de Epilepsia propõe um programa mínimo no currículo médico, sob a orientação da Disciplina de Neurologia, abrangendo os seguintes tópicos: definições, epidemiologia, classificação, semiologia, etiologia, fisiopatologia, métodos complementares, tratamento e os aspectos médicosociais. Pretende-se que este programa mínimo proporcione, ao futuro médico, uma abordagem adequada e competente para o atendimento do paciente com epilepsia e ou crises epilépticas.
Referência(s)