Artigo Acesso aberto

Uma perspectiva cognitivo-comportamental sobre o investimento esquemático na aparência: Estudos psicométricos do Inventário de Esquemas sobre a Aparência – Revisto (ASI-R)

2013; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14417/lp.646

ISSN

2182-3308

Autores

Bárbara Nazaré, Helena Moreira, María Cristina Canavarro,

Tópico(s)

Psychological Testing and Assessment

Resumo

A definição de imagem corporal proposta por Cash (2002b) salienta a multidimensionalidade do conceito, englobando elementos perceptivos e atitudinais.A dimensão atitudinal inclui a avaliação e satisfação com o corpo, assim como as crenças que os indivíduos têm relativamente à aparência.Esta componente cognitiva relaciona-se com o investimento que as pessoas fazem na aparência, ou seja, com a importância cognitiva, comportamental e emocional que atribuem à imagem corporal.No presente trabalho, foram efectuados os estudos psicométricos do Inventário de Esquemas sobre a Aparência -Revisto -The Appearance Schemas Inventory -Revised [ASI-R] (Cash, Melnyk, & Hrabosky, 2004), que pretende avaliar as duas facetas do investimento esquemático na aparência: saliência auto-avaliativa e saliência motivacional.Uma amostra de 226 adultos respondeu à versão portuguesa da escala, tendo sido realizada uma análise factorial confirmatória cujos índices de ajustamento apoiam a estrutura original do questionário.Os restantes índices de fidelidade e validade também se revelaram adequados, indicando que a versão portuguesa permite avaliar eficazmente as crenças pessoais sobre a aparência.Verificaram-se diferenças de género significativas em ambas as facetas, bem como na pontuação global do questionário, tendo o sexo feminino apresentado valores superiores em todas as dimensões.

Referência(s)