Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Para um ensino da ortografia na língua padrão

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.11606/issn.1980-7686.v2i4p10-34

ISSN

1980-7686

Autores

Sebastião Josué Votre,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Neste artigo¹ apresentamos uma proposta de ensino da ortografia na língua padrão, pragmaticamente orientado, com coleta, criação e teste de exercícios voltados para o domínio das normas ortográficas, no contexto da lingüística aplicada, tendo como foco o ensino produtivo de recursos para o domínio de itens críticos da língua escrita. A hipótese testada é que os usuários da língua, guiados pelo realismo psicológico, concebem a escrita como transcrição fonética ampla de sua fala, e recapitulam na escrita alguns traços do português arcaico; portanto, precisam de orientação explícita, além de prática visual e exercícios motores sistemáticos de da escrita, para superar desafios resultantes de reanálise, em casos em que não há paralelismo entre a fala e a escrita. A proposta reúne novas estratégias de utilização de narrativas, poemas e palavras cruzadas, ditados de frases, leitura e análise de histórias.

Referência(s)