Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação

2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 47; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0080-623420130000400022

ISSN

1980-220X

Autores

Monaliza Ribeiro Mariano, Cristiana Brasil de Almeida Rebouças, Lorita Marlena Freitag Pagliuca,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Estudo realizado com o objetivo de construir e avaliar um jogo educativo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educativo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo . Na Versão Alfa os especialistas fizeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fixação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas últimas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou-se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoativas de maneira lúdica.

Referência(s)