Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A arteterapia no contexto da hospitalização pediátrica: O desenvolvimento da construção com sucata hospitalar

2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002005000100009

ISSN

1982-0194

Autores

Ana Cláudia Afonso Valladares, Ana Maria Pimenta Carvalho,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

A hospitalização pode desencadear efeitos negativos sobre o desenvolvimento normal infantil. Este processo impede que a criança continue em sua rotina diária e freqüente ambientes estimuladores. A arteterapia, meio de expressão e criação, amplia o conhecimento da criança sobre o mundo e favorece seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social, motivo pelo qual não deve faltar na vida de qualquer criança, especialmente daquelas hospitalizadas. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho do fazer tridimensional e da construção com sucata hospitalar de crianças internadas, antes e após intervenção da arteterapia. Trabalhou-se com a abordagem quantitativa e delineamento quasi-experimental, composto por um grupo controle (n=10) e um grupo experimental (n=10). Os resultados mostram que a arteterapia foi eficaz quanto às variáveis da avaliação do desempenho do fazer tridimensional e da construção com sucata hospitalar da criança internada. Conclui-se que a arteterapia constituiu-se um meio para canalizar, de maneira positiva, as variáveis do desenvolvimento da criança hospitalizada e neutralizar os fatores de ordem afetiva que, naturalmente, surgem, além de expor potenciais mais saudáveis da criança, por vezes pouco estimulados no contexto da hospitalização.

Referência(s)