
Desigualdade de oportunidades no Brasil: considerações sobre classe, educação e raça
2010; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 25; Issue: 73 Linguagem: Português
10.1590/s0102-69092010000200005
ISSN1806-9053
AutoresPedro Ferreira de Souza, Carlos Antônio Costa Ribeiro, Flávio Carvalhaes,
Tópico(s)School Choice and Performance
ResumoEste trabalho analisa os determinantes da mobilidade social de homens e mulheres no Brasil em 1982 e 1996, com base em regressões de realização de status e em modelos logísticos multinomiais condicionais. Em particular, investigamos os efeitos da origem social, da raça e da educação na desigualdade de oportunidades. A principal conclusão é de que a educação é a variável mais importante, mas cujos retornos vêm declinando rapidamente, o que explica quase todo o aumento da fluidez social no período. Raça e origem social são elementos que potencialmente determinam o sucesso educacional dos indivíduos, mas que desempenham diretamente um papel apenas secundário no mercado de trabalho. Não foram detectadas interações relevantes, o que implica que os retornos para educação são semelhantes por cor ou raça. O padrão de mobilidade social das mulheres é basicamente o mesmo dos homens.
Referência(s)