Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação a Revolução Social de Martinho Lutero

2010; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/eccos.v12i1.1907

ISSN

1983-9278

Autores

Ernesto Jacob Keim,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Nesse artigo, desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS que atua junto ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau se debatem aspectos decorrentes do movimento desencadeado por Lutero, Melanchthon e Cranach, por volta de 1517, conhecido como reforma protestante, no que se refere à educação identificada como agente revolucionário. Além da abordagem histórica pouco explorada, este artigo traz para a atualidade um extrato de sua obra no que se refere a uma ética social que se mostra presente em toda a produção literária de Martinho Lutero. A pesquisa base desse texto elaborou um conjunto de vinte aspectos referenciais para planejamentos educacionais referenciados, confrontados e integrados com a Ética Social de Lutero e os referenciais educacionais defendidos por Paulo Freire.

Referência(s)
Altmetric
PlumX