THE CONTRACT MANAGEMENT FOOTBALLER: AN ANALYSIS UNDER THE PERSPECTIVE THEORY OF AGENCY - THE CASE OF CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5380/rcc.v2i3.20662
ISSN1984-6266
AutoresAmaury José Rezende, Flávia Zóboli Dalmácio, Carlos Alberto de Bragança Pereira,
Tópico(s)Sports Analytics and Performance
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de gestão de contratos de jogadores de futebol sob a Teoria da Agência. A pesquisa compreende uma abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso do Clube Atlético Paranaense. Essa abordagem possibilitou a categorização das principais decisões e suas respectivas variáveis, bem como o entendimento de: como, por que e quando as decisões contratuais (comprar, vender, emprestar, renegociar, forma e permutar jogadores de futebol) ocorrem. Além disso, levantou-se como é realizado o processo de gestão contratual dos atletas amadores e dos profissionais e os seus respectivos mecanismos de incentivos (financeiros, econômicos e sociais), monitoramento (conduta moral e esportiva) e enforcement (econômicos e esportivos). Destaca-se que esta pesquisa abre espaço para realização de novos estudos, que busquem a estruturação de soluções para avaliação econômica das decisões envolvendo jogadores de futebol e mensuração dos seus impactos econômicos, proporcionando, aos gestores, parâmetros para planejamento, avaliação e controle das transações relacionadas ao jogador de futebol.
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