Externalidades e formação de preços no mercado imobiliário urbano brasileiro: um estudo de caso
2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-80502008000200006
ISSN1980-5330
AutoresRonaldo A. Arraes, Edmar de Sousa Filho,
Tópico(s)Housing Market and Economics
ResumoEste artigo consiste no estudo dos determinantes econômicos e externalidades que contribuem para a formação dos preços no espaço urbano de uma cidade brasileira de porte médio - Fortaleza, Estado do Ceará -, fundamentado na teoria dos preços hedônicos ou preços implícitos. O modelo proposto investiga preços implícitos na curva de utilidade de um agente de demanda segmentado em dois grupos: consumidor direto do bem habitação e o investidor em imóveis, que incorpora adicionalmente atributos econômico-financeiros que medem o grau de risco e retorno na formação dos preços. O estudo estima os preços hedônicos por meio de um modelo segmentado por tipo de imóvel contra os diversos atributos distribuídos nos vetores de características físicas, locacionais, econômicas e financeiras. A amostra é formada pelas transações imobiliárias ocorridas no período 1995-2003, perfazendo o total de 4.467 observações, distribuídas em apartamentos, flats, terrenos e salas comerciais.
Referência(s)