
Experiência, ação e narrativa: reflexões sobre um curso de Hannah Arendt
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 60 Linguagem: Português
10.1590/s0103-40142007000200022
ISSN1806-9592
Autores Tópico(s)Hannah Arendt's Political Philosophy
ResumoO artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.
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