Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A promessa do audiovisual interativo

2007; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-37862007000300007

ISSN

2318-0889

Autores

João Baptista Winck,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

A cadeia produtiva do audiovisual utiliza o capital cultural, especialmente a criatividade, como sua principal fonte de recursos, inaugurando o que se vem chamando de economia criativa. Essa cadeia de valor manufatura a inventividade como matéria-prima, transformado idéias em objetos de consumo de larga escala. A indústria da televisão está inserida num conglomerado maior de indústrias, como a da moda, das artes, da música etc. Esse gigantesco parque tecnológico reúne as atividades que têm a criação como valor, sua produção em escala como meio e o incremento da propriedade intelectual como fim em si mesmo. A industrialização da criatividade, aos poucos, está alterando o corpo teórico acerca do que se pensa sobre as relações de trabalho, as ferramentas e, acima de tudo, o conceito de bens como produto da inteligência.

Referência(s)