
Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 127 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302014000200014
ISSN1678-4626
AutoresTales Renato Ferreira Carvalho, Luiz Carlos Brant, Marilene Barros de Melo,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoEste artigo é um ensaio teórico que apresenta diferentes estudos abordando as condições de produção do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a eleição do metilfenidato como principal terapêutica. Analisou-se o consumo e utilização do medicamento como dispositivo de produtividade, descrevendo as tendências comuns de transgressão do seu uso. Discutiram-se as controvérsias que permeiam o diagnóstico de TDAH e o abuso do metilfenidato como sintoma da sociedade pós-industrial. Concluiu-se que o não cumprimento das exigências de bom desempenho na escola e no trabalho tem contribuído para a configuração do diagnóstico de TDAH. Nesse contexto, ocorre a busca pelo fármaco como estratégia para melhorar o desempenho cognitivo.
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