Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato

2014; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 35; Issue: 127 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302014000200014

ISSN

1678-4626

Autores

Tales Renato Ferreira Carvalho, Luiz Carlos Brant, Marilene Barros de Melo,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico que apresenta diferentes estudos abordando as condições de produção do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a eleição do metilfenidato como principal terapêutica. Analisou-se o consumo e utilização do medicamento como dispositivo de produtividade, descrevendo as tendências comuns de transgressão do seu uso. Discutiram-se as controvérsias que permeiam o diagnóstico de TDAH e o abuso do metilfenidato como sintoma da sociedade pós-industrial. Concluiu-se que o não cumprimento das exigências de bom desempenho na escola e no trabalho tem contribuído para a configuração do diagnóstico de TDAH. Nesse contexto, ocorre a busca pelo fármaco como estratégia para melhorar o desempenho cognitivo.

Referência(s)