Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos

2007; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 12; Issue: 34 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782007000100012

ISSN

1809-449X

Autores

Dermeval Saviani,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Num primeiro momento, o artigo caracteriza, em suas linhas básicas, os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação que, nas suas origens, se manifestava na forma de plena identidade. Mostra, em seguida, como, não obstante a indissolubilidade da referida relação, se manifestou na história o fenômeno da separação entre trabalho e educação. No terceiro momento aborda o tortuoso e difícil processo de questionamento da separação e restabelecimento dos vínculos entre trabalho e educação que vem marcando a sociedade moderna. Finalmente, esboça a conformação do sistema de ensino sob a égide do trabalho como princípio educativo, concluindo com a discussão do controvertido tema da educação politécnica.

Referência(s)