
Relação entre criatividade e traços temperamentais em estudantes do ensino fundamental
2013; Universidade de São Francisco; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712013000200009
ISSN2175-3563
AutoresTatiana de Cássia Nakano, Lívia Rech de Castro,
Tópico(s)Motivation and Self-Concept in Sports
ResumoA percepção da ausência de pesquisas nacionais que investiguem a relação entre criatividade e temperamento desenvolvidas com crianças e adolescentes motivou o presente estudo, conduzido junto a 142 estudantes de 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental (84 do sexo feminino e 58 masculino), com idades entre 11 e 14 anos (M=12,8 anos; DP=1,10). Dois instrumentos foram utilizados: Teste de Criatividade Figural Infantil e Student Styles Questionnaire, cujos resultados indicaram que as dimensões temperamentais extroversão e intuição foram as que mais se relacionaram ao desempenho em criatividade (apresentando correlações significativas com os fatores Enriquecimento de Ideias, Preparação Criativa e Criatividade Total). Influência significativa da variável sexo foi encontrada em relação às dimensões racional e emotiva do temperamento, ao passo que a variável série e sua interação com sexo mostrou-se importante em um fator da criatividade (Aspectos Cognitivos).
Referência(s)