Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impacto da introdução de mídia eletrônica num curso de patologia geral

2008; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 32; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022008000400004

ISSN

1981-5271

Autores

Flávia Branco Cerqueira Serra Neves, Camila Silva Bôaventura, Almir Galvão Vieira Bitencourt, Daniel Abensur Athanazio, Mitermayer Galvão dos Reis,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

OBJETIVO: Avaliar modificações implementadas recentemente num curso de Patologia Geral (PG), com vistas a incentivar a auto-instrução dos alunos por meio de recursos eletrônicos. METODOLOGIA: Estudantes do curso de PG da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foram solicitados a preencher um questionário sobre modificações implementadas na disciplina, entre elas a utilização de um CD-ROM elaborado e distribuído pela disciplina. RESULTADOS: Foram avaliados 288 estudantes. A importância média dada ao CD-ROM foi de 8,45 ± 1,79, numa escala de 0 a 10, sendo esta a principal fonte de estudo utilizada por 97,2% dos estudantes para a prova prática. Os alunos que estudaram pelo CD apresentaram menor freqüência de notas baixas - consideradas inferiores a 6,0 (39,9% x 87,5%, P = 0,010) - e referiram conseguir identificar os processos gerais com maior freqüência (99,3% x 87,5%, P = 0,012) em relação aos que não utilizaram este método. 95,8% dos alunos acharam que o curso melhorou sua capacidade de reconhecer tecidos e órgãos ao microscópio. CONCLUSÕES: O CD-ROM utilizado oferece recursos que podem facilitar o processo ensino-aprendizagem, representando uma alternativa para o ensino integrado de PG.

Referência(s)