Música, religião e cor: uma leitura da produção de black music gospel
2007; Instituto de Estudos da Religião; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0100-85872007000200008
ISSN1984-0438
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO artigo busca apresentar novos elementos para discutir a transformação do meio evangélico brasileiro. Para tanto, recorre à produção musical, especificamente à black music gospel / "música negra". Esta é baseada em musicalidades contemporâneas como, por exemplo, o hip-hop e o reggae , e efetivada por grupos independentes. Eles são formados por fiéis e não têm vínculos com empresas especializadas. Seus responsáveis apresentam bens e serviços que dialogam com as noções religiosas, principalmente com aquelas relacionadas ao contingente de fiéis afro-descendentes. Suas práticas e concepções caracterizam determinado estilo de participação e de pertencimento. Para a abordagem proposta, aplicam-se algumas noções como "negritude", "Atlântico negro" e "diáspora".
Referência(s)