Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Enoturismo: o vinho como produto turístico

2005; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173

ISSN

1984-4867

Autores

Eliza Bianchini Dallanhol Locks, Hernanda Tonini,

Tópico(s)

Diverse Aspects of Tourism Research

Resumo

O turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX