
Enoturismo: o vinho como produto turístico
2005; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v16i2p157-173
ISSN1984-4867
AutoresEliza Bianchini Dallanhol Locks, Hernanda Tonini,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoO turismo possui diferentes faces objetivando satisfazer um número cada vez maior de pessoas. Uma dessas faces, de recente e notável crescimento, busca no gosto pelo vinho e por sua cultura a força capaz de gerar o enoturismo. Por meio de bibliografia existente, entrevistas e visitas técnicas, foi realizado um levantamento dos aspectos gerais das principais localidades enoturísticas no mundo, possibilitando aprofundar o significado e a importância da atividade turística associada ao vinho, que acompanha o homem desde a Antiguidade. O prazer proporcionado ao degustar um vinho vai muito além dos sentidos físicos; quando associado ao seu entorno, torna-se um momento lúdico, envolto em idéias e sentimentos. O enoturismo não é apenas mais uma ramificação da indústria turística, mas sim uma oportunidade de resgatar a história da humanidade, seu valor e sua simbologia.
Referência(s)