
AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MARCA VARIG
2006; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.3895/s1808-04482006000100002
ISSN1808-0448
AutoresAna Cristina Leite Costa Issa, Heloísa Márcia Pires,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho tem o objetivo de calcular o valor da marca Varig considerando exclusivamente a perspectiva econômico-financeira. O método usado tem a premissa de que uma marca forte facilita a geração de uma margem operacional superior. Através da avaliação do fluxo de caixa descontado e da comparação de uma empresa, do mesmo setor, com valor de marca menos significante, chega-se ao resultado de US$ 427 milhões, em 2003. A análise deste número com o obtido por meio de uma avaliação qualitativa, feita por empresa especializada, mostra grande discrepância. Tendo em vista que a Varig tem tido fracos resultados financeiros, mas detém a maior parcela do mercado brasileiro de aviação comercial regular, questiona-se a necessidade de aprimoramento do modelo quantitativo com a adição de variável qualitativa.
Referência(s)