Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MARCA VARIG

2006; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3895/s1808-04482006000100002

ISSN

1808-0448

Autores

Ana Cristina Leite Costa Issa, Heloísa Márcia Pires,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de calcular o valor da marca Varig considerando exclusivamente a perspectiva econômico-financeira. O método usado tem a premissa de que uma marca forte facilita a geração de uma margem operacional superior. Através da avaliação do fluxo de caixa descontado e da comparação de uma empresa, do mesmo setor, com valor de marca menos significante, chega-se ao resultado de US$ 427 milhões, em 2003. A análise deste número com o obtido por meio de uma avaliação qualitativa, feita por empresa especializada, mostra grande discrepância. Tendo em vista que a Varig tem tido fracos resultados financeiros, mas detém a maior parcela do mercado brasileiro de aviação comercial regular, questiona-se a necessidade de aprimoramento do modelo quantitativo com a adição de variável qualitativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX