
Da diversidade na passagem para a quinta série do ensino fundamental
2006; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-166x2006000300008
ISSN1982-0275
AutoresLaíssa Eschiletti Prati, Marisa Faermann Eizirik,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo investiga a constituição de subjetividades da diversidade de práticas que surgem na passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental. Acompanharam-se duas turmas de quarta série e três turmas de quinta série em duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Porto Alegre. As vivências de cerca de 150 alunos, 50 pais e 25 professores que convivem nesse momento da escolaridade foram acompanhadas durante um ano. A realidade escolar é compreendida como um poliedro de faces complementares e ambivalentes em interação, possibilitando a criação de um campo polifônico. A passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental surge como um momento emblemático que envolve mudanças principalmente nas funções que esses personagens assumem. Nesse espaço surgem forças multiformes que impulsionam novas práticas para a constituição de subjetividades.
Referência(s)