
Violência, sociedade e escola: da recusa do diálogo à falência da palavra
2007; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822007000100013
ISSN1807-0310
AutoresÉrika Cecília Soares Oliveira, Sueli Terezinha Ferreira Martins,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEsse artigo aborda a violência na sociedade capitalista e na escola, permitindo uma discussão sobre como ela é veiculada pelos meios de comunicação e pela maneira como os professores a enfrentam. Enfoca a necessidade da comunicação e aponta as dificuldades vivenciadas na construção do indivíduo, do aluno em particular, quando a escola e o professor não possuem clareza da importância da comunicação como forma de simbolização e representação que, em muitos casos, permitem que os atos violentos possam ser substituídos pela palavra. A escola é um lugar privilegiado para a palavra e denúncia de um problema social. Ao se desejar eliminar a violência, acaba-se por naturalizá-la, através das banalizações sofridas pelos meios de comunicação e de um Estado que legitima e violenta seus cidadãos em seus direitos básicos.
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