Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O uso de simuladores no aprendizado para cirurgia otológica

2011; Georg Thieme Verlag; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1809-48722011000400016

ISSN

1809-4872

Autores

Ana Maria Almeida de Sousa, Daniel Mochida Okada, Fábio Akira Suzuki,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

INTRODUCAO: A doutrina do aprender fazendo foi criada por Halsted e col. no inicio do seculo 20 criando o primeiro modelo de residencia medica do mundo. Esse aprendizado se desenvolve em 3 fases: cognitiva, associativa e autonoma, por meio de uma curva ascendente. Os simuladores surgiram nos ultimos anos como complementacao a fase cognitiva, somando esforcos para o treinamento, antes realizado apenas em modelos animais e em cadaveres, cada vez mais dificultado por dilemas medico-legais. OBJETIVO: Descrever e comparar os diversos tipos de simuladores disponiveis para o aprendizado de cirurgia otologica. SINTESE DOS DADOS: Os modelos de simuladores se dividem principalmente em modelos reais e virtuais, cada um contendo suas particularidades com pontos positivos e negativos. O ponto principal de cada um deles e o feedback sensitivo conferido por cada um deles, o que chamamos de realidade haptica: coloracao da estrutura dissecada; audicao de sons correspondentes, como o da broca ou do aspirador; presenca de pedal para acionamento da broca; possibilidade de aspiracao do conteudo dissecado; presenca de joystick que simule a caneta do motor; utilizacao de oculos ou mesmo microscopio para visualizacao tridimensional; utilizacao de instrumental cirurgico otologico real. O custo dos diferentes tipos de simuladores e tambem um ponto crucial para a implementacao dos mesmos na realidade diaria dos centros de treinamento. E importante citar que alguns desses simuladores permitem que os alunos em treinamento possam ser avaliados objetivamente pelo proprio simulador. CONCLUSAO: Simuladores sao vistos como ferramenta complementar para treinamento e aprimoramento de cirurgioes otologicos.

Referência(s)