
Produção acadêmica sobre dança nos periódicos nacionais de Educação Física
2013; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1807-55092013005000002
ISSN1981-4690
AutoresBarbara Muglia-Rodrigues, Walter Roberto Correia,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoO presente estudo visou identificar e analisar a produção do conhecimento relativo ao fenômeno dança no contexto dos periódicos científicos nacionais de Educação Física no período de 2000 a 2010. Foram explorados títulos e resumos de artigos publicados em seis periódicos. Os artigos encontrados foram enquadrados em cinco categorias e os resultados obtidos foram: dos 2362 artigos publicados, 67 (2,84%) abordaram dança. Desses, 38,81% na área dos Estudos Socioculturais do Movimento Humano, 34,33% na Pedagogia do Movimento Humano - dentre os quais, 65,22% tratam do âmbito escolar -, 14,93% na Biodinâmica do Movimento Humano e 5,97% em cada uma das áreas Adaptação do Movimento Humano e Comportamento Motor. Esses resultados foram discutidos em relação à necessidade da elaboração de uma produção acadêmica que explore a multidimensionalidade do fenômeno dança em âmbitos inter e multidisciplinares, favorecendo uma aproximação acadêmica e profissional entre os protagonistas da Dança e da Educação Física.
Referência(s)