
Escalas de satisfação com o atendimento às doenças cardiovasculares: CARDIOSATIS usuário e equipe
2011; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA; Volume: 16; Issue: suppl 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-81232011000700075
ISSN1678-4561
AutoresClareci Silva Cardoso, Marina Bandeira, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Graziella Lage Oliveira, Waleska Teixeira Caiaffa,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoA satisfação é uma importante medida da qualidade da atenção, da adesão ao tratamento e uso adequado dos serviços de saúde. O objetivo foi construir as escalas para avaliar a satisfação da equipe médica e de usuários com o atendimento às emergências cardiovasculares oferecido por um projeto de telemedicina. A construção das escalas seguiu os padrões internacionais para criação de instrumentos incluindo a definição operacional do construto satisfação e sua dimensionalidade; a operacionalização dos itens; a realização de pré-teste e o estudo piloto. A revisão de literatura, os grupos focais e discussão com especialistas delimitaram as áreas a serem incluídas nas escalas e a elaboração das questões. A escala CARDIOSATIS-Equipe é composta por quinze itens e a escala CARDIOSATIS-Usuário, por onze, pontuados em escala tipo Likert de cinco pontos, incluindo questões abertas. Englobam informações sobre satisfação com a estrutura física, recursos humanos, capacidade de resolutividade, atenção e cuidados oferecidos pelo serviço, além da satisfação com o atendimento recebido/prestado. As escalas CARDIOSATIS têm mostrado fácil compreensão e aceitação pela equipe médica e pacientes. Resultados preliminares mostraram boas características de validade e confiabilidade dos instrumentos.
Referência(s)